CURSO EAD DE TEOLOGIA

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

HISTÓRIA DA 1a IGREJA EVANGÉLICA DE BELO JARDIM

1ª Igreja Evangélica Congregacional de Belo Jardim

A 1ª igreja evangélica de Belo Jardim tem sua história dividida em duas fases: a 1ª corresponde ao período de sua organização e fundação, em 1929 com a chegada de dois pastores ingleses à cidade, os reverendos Eric Wilcokson e 
Charles Frederic Glass, trazidos pelo senhor Antônio Rodrigues, que anos depois se tornou presbítero da igreja. A igreja teve início numa casa na Praça da Conceição, centro da cidade, e posteriormente fora transferida para a Avenida Siqueira Campos.
Com o passar dos anos, houve uma grande seca na região e muitos belo jardinenses tiveram que deixar suas casas e cidade em busca de uma condição de vida melhor. Em conseqüência desse êxodo, a igreja teve que fechar suas portas por falta de membros, tendo seu mobiliário guardado na casa da senhora Maria José, membro da igreja, residente na Praça Jorge Aleixo.
A 2ª fase da história inicia com a volta de alguns membros à cidade, se juntando aos que ficaram, e reorganizando a igreja na casa de Maria José, pois lá já estavam os móveis da igreja e a casa dava condições de culto. Depois de alguns anos, a igreja tendo um desenvolvimento considerável, os membros decidem mudar o local dos cultos e voltam para a Av. Siqueira Campos, na esquina com a rua conhecida como ladeira de Júlio Alves.
A igreja foi crescendo ainda mais e houve a necessidade de uma nova mudança. E a decisão foi de construir um templo maior, capaz de acolher melhor membros e visitantes, dando melhores condições de cultuar a Deus. À frente desse desafio estavam os presbíteros Júlio Aniceto e Antônio Belo que com muitos esforços conseguiram liderar a construção, tendo sua obra terminada no ano de 1947 e inaugurada no dia 25 de janeiro de 1948, onde hoje funciona a biblioteca pública da cidade. A igreja permaneceu neste local por muitos anos, porém, a mais de 20 anos atrás em acordo com a prefeitura de Belo Jardim, a igreja cede seu templo para a biblioteca e a prefeitura cede um terreno na Av. Siqueira Campos, N. 157, onde funciona até hoje.
Desde seu início até os dias atuais tivemos como pastores: Eric Wilcokson, Charles Frederic Glass, Josué Alves de Oliveira, João Laurentino de Figueiredo, Lidonio Fragoso de Almeida, Júlio Leitão de Melo, Paulo Moody Davison, Pedro Bezerra da Silva, Diocênio Elias Neto, Ezequiel Fragoso Vieira, Leônidas Pereira da Silva (recentemente falecido)... Os revs. Haldane e Duncan passaram pela igreja, antes do estabelecimento do trabalho, indo para Pesquiera... Os revs. Edgard Leitão e Arão Teodomiro foram pastores visitantes, em diversas ocasiões.
Também foram pastores da igreja: Adonias Rodrigues, Nangis Mariz, José João, Jônatas Mendes, Ednaldo Batista e Nivaldo Luiz.
O pastor atual da igreja é Pr. Denis de Santana Ferreira.

4 comentários:

  1. Pr. Denis Ferreira: Lemos o histórico preparado e pedimos a sua permissão para ligeiras observações sobre o nome completo dos obreiros - Eric Wilcokson, Charles Frederic Glass, Josué Alves de Oliveira, João Laurentino de Figueiredo, Lidonio Fragoso de Almeida, Júlio Leitão de Melo, Paulo Moody Davison, Pedro Bezerra da Silva, Diocênio Elias Neto, Ezequiel Fragoso Vieira, Leônidas Pereira da Silva (recentemente falecido)... Os revs. Haldane e Duncan passaram aí, antes do estabelecimento do trabalho, indo para Pesquiera... Os revs. Edgard Leitão e Arão Teodomiro foram pastores visitantes, em diversas ocasiões.
    Com a melhor das intenções, um abraço do conservo em Cristo

    Júlio Leitão de Melo Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADO REVERENDO JÚLIO, TODA AJUDA É SEMPRE BEM VINDA! E QUALQUER INFORMAÇÃO A MAIS SÓ ENRIQUECE AS INFORMAÇÕES POSTADAS E TAMBÉM A HISTÓRIAS DESSES GRANDES HOMENS DE DEUS. ESTAMOS A DISPOSIÇÃO...
      GRANDE ABRAÇO E PAZ!!!

      Excluir
  2. REGISTRAMOS que ocorre hoje a passagem do CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO REV. JOSUÉ ALVES DE OLIVEIRA. Nasceu em 13 de Novembro de 1913, no sítio Areia Grande, município de Vitória de Santo Antão. Estudou no Instituto Bíblico do Recife, sendo consagrado ao Ministério em 13 de Setembro de 1936, perante a Convenção Regional do Nordeste, reunida em Caruaru. Após um breve estágio no sertão paraibano, exerceu o seu primeiro pastorado na sempre lembrada Igreja Evangélica Congregacional de Belo Jardim. Trabalhou em várias igrejas em 18 de junho de 1960, fundou a IEC de Santos, SP, marco maior do seu intenso trabalho. Escreveu artigos e livros, tornando-se membro da Academia Evangélica de Letras. Presidiu Juntas Regionais, ensinou no Instituto Bíblico de Patos e no Seminário Teológico do Recife, realizou viagens nacionais e internacionais. Casou-se com a professora Else Viana de Oliveira, deixando numerosa descendência. Viveu quase 90 anos. Honra à sua memória, neste dia quando relembramos um século de sua chegada ao mundo.
    Júlio Leitão de Melo Neto (ministro congregacional e atual presidente da 21ª Associação Regional da UIECB).

    ResponderExcluir
  3. Pastor Denis e Pr. Júlio. Peço permissão para acrescentar ainda alguns dos sobrenomes dos pastores que conheço e foram citados no texto: Edgard Leitão de Albuquerque, Adonias Alves Rodrigues, José João Ribeiro, Jônatas Mendes Barbosa. P.S. Ednaldo Batista, não seria Edinaldo Alves de Morais?

    ResponderExcluir