CURSO EAD DE TEOLOGIA

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O que Justiça?

Conceito e Desenvolvimento da Palavra Justiça

           
Uma das palavras hebraica para justiça é “tsedaqah”, que corresponde à palavra grega “dikaiosunê”, e ambas significam ‘retidão’.  De acordo com Russel Shedd (1990 p. 893) este termo passou por um processo de desenvolvimento cronológico através de nove estágios na visão bíblica: primeiramente observamos que a palavra hebraica etimologicamente parece significar retidão no sentido físico; Já na era dos patriarcas, passou a ter um sentido de se conformar a um padrão de valores aceito pela sociedade. Temos como exemplo a justiça de Jacó, agindo de acordo com as condições impostas por Labão, seu sogro, com relação ao rebanho (Gn. 30:33); A partir de Moisés, o termo passou a distinguir aquilo que é da vontade de Deus e as atividades resultantes dessa vontade (Dt. 32:4,5; Is. 45:19); em seguida por uma transição natural, justiça passa a identificar um padrão moral na qual Deus quem media a conduta dos homens (Is. 26:7); Relacionada ao governo divino, justiça descrevia um ato de punição contra as infrações morais, tendo como exemplo o castigo das pragas no Egito ( Êx. 9:27); No tempo dos juízes a palavra passou a ser usada como vindicação dos atos de justiça, ou seja, é justo falar dos atos de justiça de alguém, como também, reivindicar que falem dos meus atos de justiça (Jz. 5:11); algum tempo depois a justiça divina deixa de ser uma questão de merecimento moral e passa a ser visto como um ato de piedade, amor e graça divinos. Podemos ver este sentimento no Rei Davi, quando ora ao Senhor pedindo perdão pelo seu adultério com Bate-Seba (Sl. 51:14). É uma justiça perdoadora. E como resultado dessa justiça, vemos nas escrituras sagradas a “justiça possuída pelos homens, que é declarada como atributo moral de Deus, e proporcional àqueles que confiam em sua graça”. (SHEDD, 1990, p. 895). Um exemplo bíblico disso está 
no livro do profeta Isaías, capítulo cinquenta e quatro, verso dezessete. Por fim, o termo passa a ser definido como o ato de dar esmolas, cuidar das viúvas e órfãos, como também dos necessitados e marginalizados (Sl. 112:9; Mt. 6:1).
            No mundo Greco-romano, por volta do primeiro século da nossa era, justiça correspondia ao comportamento correto de um homem para com seu semelhante, um cidadão fiel e submisso às leis da cidade e um homem virtuoso no sentido da religião popular.

            Na contemporaneidade, podemos observar algumas definições de justiça que trazem uma melhor compreensão de seu significado. Segundo Orland Boyer (1978, p.320), “justiça é a virtude moral que inspira respeito aos direitos de outrem, e que faz dar a cada um o que lhe pertence”. Para Fritz Rienecker, (1995, p. 06), “justiça é a retidão da vida mediante a obediência de acordo com a vontade divina”. Outra definição encontramos no Dicionário Enciclopédico Focus, ilustrado, de Augusto Miranda (1983, p. 331), ”justiça é conformidade com o direito; faculdade de julgar segundo o direito e a melhor consciência”. Para uma melhor compreensão, sintetizamos o conceito de justiça como sendo a virtude que respeita o direito do outro, dando a cada um o que lhe pertence, julgando segundo o direito e a boa consciência, alicerçada na vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário