CURSO EAD DE TEOLOGIA

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Hiper Vencedores

O texto de Romanos 8:31-39 será a base de nossa reflexão para o tema supracitado, e espero que este seja uma realidade na sua vida. O texto é claro quando diz que, por meio de Cristo, “somos mais que vencedores” (v.37). Mas, o que vencemos? Como ou quando vencemos? O que nos faz vencedores? Em primeiro lugar, precisamos saber que esta vitória não foi conquistada por nós mesmo, mas “por meio dAquele que nos amou”, Jesus Cristo nosso Senhor; E que sem Ele ou longe dEle, essa vitória não existe. Há pessoas que conquistam vitória na área financeira, ficam ricos, e aí dizemos que: “fulano venceu na vida”. Atletas se preparam, lutam, conquistam medalhas, troféus, fama, dinheiro e se tornam vencedores.
Mas a vitória que a bíblia fala é maior que conquistas financeiras, medalhas de ouro ou qualquer prêmio terreno. Essa vitória é a vitória da alma, é eterna e ninguém pode nos tirá-la.
A expressão, “mais que vencedores”, vem da palavra grega “uper”, que transliterado fica, “hyper”, e significa: “acima de”. É o nosso famoso hiper, que é usado em supermercado, farmácia, cartão de crédito, e trás a ideia de algo grande, maior que os demais; assim a bíblia nos define, estamos acima dos vencedores. E isso “graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Cristo” (1 Co. 15:57).
Portanto, a parti dessa certeza de que somos “hiper vencedores”, vejamos no texto de Romanos 8, o que nos faz, ou porque somos mais que vencedores?!
Somos mais que vencedores por que:
1 – Deus é por nós: V.31, “se Deus é por nós, quem será contra nós?”.
Em alguns momentos de nossas vidas usamos erradamente a expressão: “eu só tenho Deus por mim”. Aí lhe pergunto: só Deus? Seria pouco ter Deus por nós? Quem tem Deus, tem maioria. Pode ter o mundo inteiro contra você, mas se Deus está do seu lado, você é maioria. O Certo é declararmos que temos Deus por nós e isso nos basta.
2 – Deus tem nos dado tudo que precisamos: V.32, “Aquele que não poupou seu próprio filho, antes o entregou, não nos dará com Ele todas as coisas?”.
Nada é difícil para Deus nos dar, se o mais precioso ele já nos deu, que foi a vida de seu único Filho. Algumas vezes achamos que aquilo que tanto almejamos é difícil de conquistarmos e que Deus não nos dará por ser algo precioso ou grande demais aos nossos olhos. Ou mesmo diante de uma enfermidade que para a medicina a cura é impossível, esquecemos que Deus nos deu Seu Filho, e o resto é “fichinha” pra Deus, como se diz no populacho.
3 – Deus nos justifica: V.33, “quem acusará os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica”.
Somos justificados por Deus, ou seja, declarados justos. Livre das acusações. Não que tenhamos justiça em nós mesmos, mereceríamos a morte, mas Cristo assumiu a nossa culpa morrendo em nosso lugar nos dando a libertação da condenação da morte. Diante do Supremo Juiz, fomos declarados justos, livres da culpa. Ninguém poderá nos acusar.
4 – Cristo intercede por nós diante do Pai: V.34, “Cristo Jesus... está à direita de Deus e que intercede por nós”. Temos um advogado no céu, ao lado do Pai que intercede em nosso favor; que compreende as nossas limitações nos defendendo das acusações de nosso adversário.
5 – Nada pode nos separar do amor de Deus: V.39, “Nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus Nosso Senhor”. O apóstolo Paulo faz uma lista (Vs.38, 39) de coisas e situações, que por mais forte que seja ou que pareçam ser elas não podem nos afastar do amor Incondicional de nosso Deus. Nada nem ninguém poderá nos separar de Deus; nada pode roubar minha e a sua salvação, pois Deus nos ama com seu amor eterno.
Ser mais que vencedor, ou hiper vencedor, é ter Cristo no coração; é ter a companhia maravilhosa de Deus conosco, desfrutando da vida abundante que ele nos deu; é ser livre da condenação e viver sua justiça confiando em Cristo nosso advogado e mestre, e desfrutando do amor de Deus e o transmitindo a outros. Se você vive neste amor, pode declarar que é mais, hiper, super, ultra vencedor!!! Deus te bendiga!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário