CURSO EAD DE TEOLOGIA

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Tríplice olhar da Ceia.

I Co. 11: 23-28 Celebrar a Ceia é algo especial e de grande importância na vida do Cristão. É um momento de alegria, comunhão e também de reflexão. Ela nos faz pensar e olhar em uma tríplice direção. Quando celebramos a Ceia de Senhor, é de suma importância refletirmos no que ela significa e o que nos ensina. Não é um simples ritual mensal, mas uma mensagem prática, proclamando a verdade do evangelho salvador.
Como já foi dito, a ceia nos aponta uma tríplice direção, um olhar para o passado, para o presente e para o futuro. Primeiramente vejamos o olhar para o passado, “em memória de Mim” (Vs. 24 e 25). Ceiar nos faz lembrar do que Cristo fez por nós. É em memória de Cristo, de sua obra e sacrifício que celebramos a ceia. E esse olhar para o passado deve despertar em nós um sentimento de gratidão e alegria. A Ceia não é o funeral de Cristo, é a lembrança do grande amor sacrificial de Deus para conosco.
A Ceia também nos faz olhar para o presente, “Examine-se, pois o homem a si mesmo” (v. 28). É o momento de olhar para dentro de si e pensar como está nossa vida. É a hora de refletir no que estamos fazendo ou como estamos vivendo diante do tão grande amor sacrificial de Deus. Esse olhar para o presente e para dentro, deve gerar arrependimento, confissão, restauração e uma nova vida. Pois devemos andar em novidade de vida (Rm. 6:4). Todas as vezes que olharmos para dentro de nós, veremos que precisamos mudar algo, e que somos totalmente dependentes, e que sem ele nada podemos fazer.
A Ceia ainda nos aponta para frente. É o olhar para o futuro, “Até que Ele venha” (V. 26). Olhando para frente através da ótica da Ceia, nos é despertado uma grande esperança. Na verdade, a maior das esperanças: A volta de nosso senhor e Salvador Cristo Jesus. Sem dúvida nenhuma a esperança que move um verdadeiro crente em Cristo é saber que ele voltará para buscar sua Igreja. Porém, pensemos no seguinte: Estamos verdadeiramente esperando sua vinda? Ou de fato, amamos a vinda de Cristo? Na verdade pouco se fala nisso hoje em dia. Os sermões e as músicas não mais proclamam essa verdade. Se ficássemos sabendo que Cristo voltará daqui a três meses, o que faríamos? Ou o que diríamos? Talvez disséssemos, “ainda é cedo Senhor, ainda não casei, pretendo ter filhos”; ou “ espera eu me formar na faculdade”, entre outras coisas. Diante disso podemos perceber que não amamos a vinda de Cristo como deveríamos. Como podemos amar a vinda de alguém que vem atrapalhar nossos planos e projetos de vida? Pois infelizmente, a vinda de Cristo não faz parte dos planos de muitos crentes. Porém esta é deve ser nossa maior esperança. A ceia quer resgatar em nós, filhos de Deus, a esperança desse encontro definitivo com Cristo.
Amados, todas as vezes que formos Ceiar, olhemos nas três direções e pensemos no que ela significa e representa na nossa vida, aprendendo com seus ensinos e verdades. Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário