CURSO EAD DE TEOLOGIA

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Abraão e sua irmã-esposa

A Bíblia relata que o patriarca Abraão, por duas vezes, em cidades diferentes (Egito e Gerar) declara que Sara sua esposa era sua irmã, pois temia a morte, caso os homens dessas localidades se agradassem de Sara, que era de fato, muito formosa (Gn. 12:10-19 e 20:1-18). Teria Abraão mentido sobre o seu real parentesco com Sara? Sem dúvidas nenhuma Sara era sua esposa, mas também, sua irmã; na verdade, meia irmã. Sara era filha de Terá, com uma mãe diferente da mãe de Abraão. Veja o texto, “Por outro lado ela é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe” (Gn. 20:12). Sara de fato era irmã de Abraão. Então seria uma meia mentira ou uma meia verdade? Na verdade, quero basear este texto não no fato de ter Abraão mentido ou não. E sim, no que o levou a ter apresentado Sara como apenas sua irmã, e não como esposa também.
Mesmo que a hospitalidade fosse um dever do Oriente próximo, ela era vulnerável em algumas ocasiões, e de fato, Abraão corria risco de morte. Abraão não estava vendendo a honra de Sara para salvar-se, pois este artifício foi previamente planejado por eles (Gn. 20:13), talvez para ganhar tempo em circunstâncias perigosas.
Se você estivesse em uma situação onde sua vida estivesse em risco e a única forma de se livrar fosse mentir, o que você faria? Exemplo, um ladrão, fugindo da polícia, entra na sua casa armado, e lhe obriga, apontando uma arma pra você, a dizer que está tudo normal e não há ninguém na sua casa. Caso você o entregue falando a verdade, levaria um tiro na cabeça. Qual sua reação? Ou pode ser em uma outra situação onde sua vida corre perigo, como numa briga, ou num assalto quando dizemos ao ladrão que não temos dinheiro, tendo a carteira com o salário do mês. Ora, não seria isso uma mentira? Não quero com isso fazer apologia à mentira, pois a Bíblia a trata como pecado, afirmando que o mentiroso é filho do Diabo que é o pai da mentira. Quero com isso esclarecer que diante de circunstâncias perigosas temos a tendência natural e carnal de mentirmos, ou de não revelarmos toda a verdade, como foi o caso de Abraão. Fato que também aconteceu com seu filho Isaque na Filístia, declarando Rebeca como sendo sua irmã, e que na verdade eles eram primos de segundo grau. Parece que era uma estratégia de sobrevivência diante dos que cobiçavam mulheres bonitas.
Todos nós, seres vivos temos a característica natural de luta pela vida. Medo da morte não precisamos ter, pois sabemos para onde vamos, mas medo de morrer é inerente a todos os seres. Todos nós temos medo de morrer, e isso fica evidente quando vemos o perigo na nossa frente. Abraão o “Pai da Fé”, era gente com a gente. Temeu a morte, agiu como homem, não confiou em Deus, mas Deus pela sua misericórdia e fidelidade, apesar desta falha, preserva de Abraão a linhagem da promessa.

11 comentários:

  1. Ola Pr. Denis!

    Ola gente boa de Jesus!

    Texto bom! Botar a mentira contra a parede é sempre bom para nos fazer olhar para o umbigo e para a humanidade dos herois da fé!


    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Desde mis BLOGS:

    --- HORAS ROTAS ---

    y

    --- AULA DE PAZ ----

    quiero presentarme

    en esta nueva apertura

    del eminente otoño.

    Tiempo que aprovecho

    ahora para desear

    un feliz reingreso en

    la actividad diaria.

    Así como INVITAROS

    a mis BLOGS:

    --- HORAS ROTAS ---

    y

    --- AULA DE PAZ ----

    con el deseo de que

    estos sean del agrado

    personal.

    Momentos para compartir

    con un fuerte abrazo de

    emociones, imaginación y

    paz. Abiertos a la comunicación

    siempre.


    afectuosamente :
    DENIS FERREIRA



    --- TE SIGO : PR. DENIS FERREIRA ---


    jose

    ramon…

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz!!!

    No caso de sobrevivência, trata-se de uma excludente de ilicitude, ou seja não há crime ou pecado.

    Querem algo maior? 1 Sm 16:2

    "Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR."

    Ou seja, o próprio Deus diz a Samuel para omitir a verdade. Não era um caso de sobrevivência?

    E no novo testamento? Mateus 12:4

    Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?

    Não era mais um caso de sobrevivência? Jesus assim cita tal passagem porque se Davi não pecasse contra a Lei, ele não sobreviveria, ou seja, morreia de fome ele e os que com ele estavam!

    E o que tiramos disso? Em certos casos, não todos, a vida esta acima de um mero cumprimento da Lei!

    Falei besteira? jublot@hotmail.com

    Triunfo em Cristo Jesus!!! 2 Co 2:14

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, lembrei de uma história com meu namorado.

    Eu e ele fomos ao banco, resolver um problema com o cheque que recebi do meu emprego. Era pra mim pegar fila, mas ele não pegava. Então, ele foi resolver pra mim, e disse ao gerente que nós somos primos. Fiquei constrangida e decepcionada com ele, porque ambos somos evangélicos e estávamos mentindo, pois, me senti cúmplice dele.
    E isso, foi no ínicio do namoro.
    Repreendi ele depois e no decorrer que fomos se conhecendo, descobrirmos que éramos primos de 3º grau, mas somos primos.
    Depois, fomos rir da nossa "mentirinha".

    Parabéns pastor, pelo blog, é ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Caro pastor, procurando uma imagem de Abraão, deparei no Google com a usada em sue blog e consequentemente pude conhecê-lo. Convido-o a visitar o meu blog ( e a todos os seus leitores com a sua permissão ) O endereço é:

    http://mensagemdopregador.blogspot.com/2011/06/licoes-partir-da-vida-e-experiencias-de.html

    Já inseri o seu blog nos meus favoritos e estarei sempre visitando-o. Parabéns e sucesso!

    A paz do Nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que Abraao mentiu nao, existem estudos que apontam que Sara era mesmo sua meia-irma por parte de seu pai Tera, porque naquela época nao existia ainda a proibiçao de casamento de irmaos, pelo mesmo motivo os filhos de Adao casaram com suas irmas. O sangue deles era mais puro e nao aconteceriam acidentes geneticos.

    ResponderExcluir
  8. não será porque abraão de fato mentiu pois terá só teve três filhos abrão naó e arã gênises 11 nunca se falou do pai de sara e nem da mãe e nem nunca de concubina de terá e nem outra esposa uma coisa é o que o homem diz e outra coisa é o que a bíblia ou Deus fala por exemplo muitos disseram que viram Deus exemplo abrão moisés arão e os setenta ancioes jacó porém quando Deus falou para moisés disse que ninguem podia ver e no nove testamento diz ninguém jamais viu a Deus mas ao filho foi dado a conhecer

    ResponderExcluir
  9. não será porque abraão de fato mentiu pois terá só teve três filhos abrão naó e arã gênises 11 nunca se falou do pai de sara e nem da mãe e nem nunca de concubina de terá e nem outra esposa uma coisa é o que o homem diz e outra coisa é o que a bíblia ou Deus fala por exemplo muitos disseram que viram Deus exemplo abrão moisés arão e os setenta ancioes jacó porém quando Deus falou para moisés disse que ninguem podia ver e no nove testamento diz ninguém jamais viu a Deus mas ao filho foi dado a conhecer

    ResponderExcluir
  10. Mas na genealogia se diz que Terá teve três filhos e fala que darão era sua nora.e estudos teológicos dizem que na época se adotavam escravos livres que depois eram considerados irmãos. Precisa ver se nao era esse o caso .talvez não era irmã de sangue

    ResponderExcluir